JC

sexta-feira, 15 de julho de 2011

MEC implanta os Programas Mais Educação e Proinfo em Cocal dos Alves

Destaques

MEC implanta os Programas Mais Educação e Proinfo em Cocal dos Alves

Segunda-feira, 11 de Julho de 2011

Na última semana, após visita ao Congresso Nacional, o ministro da Educação, Fernando Haddad, enviou uma equipe de consultores técnicos ao Piauí. Durante dois dias, os profissionais visitaram as Unidades Escolares Augustinho Brandão e Teotônio Ferreira Brandão, Ensino Médio e Infantil, respectivamente.

cocal 3

Ambas localizadas no município de Cocal dos Alves, a 196 Km de Teresina, as escolas ganharam notoriedade nacional, graças aos índices educacionais e o excelente desempenho dos estudantes. O trabalho desenvolvido no município piauiense está sendo analisado e avaliado para multiplicação, não só no Piauí, mas em todo o Brasil.

Luceni Pinheiro, consultora técnica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Diretoria Nacional de Direitos Humanos, Educação Integral e Cidadania (DEIDHUC), do Ministério da Educação (MEC), anunciou a implantação dos Programas Mais Educação e Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) nas escolas.

O Programa Mais Educação vem sendo desenvolvido desde 2008 pelo MEC e tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de diversas ações desenvolvidas no contra - turno, mantendo o estudante por mais tempo na escola, período em que são promovidas atividades em várias áreas do conhecimento.

Segundo o secretário de Educação, Átila Lira, o “Mais Educação” proporciona a realização de projetos educativos que trabalham temáticas importantes para complementar o ensino. “Atualmente, temos 127 unidades trabalhando com o este programa e funcionando perfeitamente. Nossa meta é ampliar para mais 50 escolas já no segundo semestre”, revelou.

Novas tecnologias serão inseridas na construção dessa nova escola

Construir uma nova escola pública, com oferta de um ensino de qualidade tem sido o principal desafio e foco da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC). Como prioridade, a SEDUC vem investindo na introdução de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

cocal 2

A mediação tecnológica é um dos pontos. O Proinfo, programa educacional que visa promover o uso pedagógico da informática na Rede Pública de Educação Básica, é outro. Computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais têm sido disponibilizados às escolas através do programa.

Em contrapartida, Estados e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. “Temos o propósito de conectar todas as escolas públicas à Internet, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar a qualidade do ensino e da aprendizagem no Piauí”, garante Átila.

A implantação dos programas nas escolas de Cocal dos Alves já vem acontecendo. “Minha visita a Cocal dos Alves, atende a uma solicitação pessoal do ministro Fernando Hadad. Presenciei que os professores daquele município realizam um trabalho muito simples, mas bastante significativo. Pude perceber que a persistência e dedicação dos professores são os segredos do sucesso. Eles são dedicados, conhecem a realidade de cada aluno e demonstram, sobretudo, interesse de conhecer as famílias”, declarou.

Segundo ela, o mais importante da visita foi averiguar que o víeis de todo sucesso dos alunos medalhistas se deve ao ensino da matemática. “Sem sombra de dúvida, a matemática é base de tudo. Acredito que o trabalho feito naquele município pode ser ampliado e expandido para outras escolas. Cocal dos Alves é bom exemplo, não só para o Piauí, mas para o país”, assegurou.

Motivação é sinônimo de resultados

Neste caso, o professor de matemática, Antônio Amaral repete a fórmula do sucesso. “Um quadro, um pincel, um livro e o compromisso honesto com a causa da educação é possível fazer uma revolução”, afirma o professor que mesmo famoso não pretende deixar Cocal dos Alves. “Nem mesmo uma proposta salarial maior, em qualquer parte deste país faria eu me afastar da minha missão”.

cocal 1

Nos últimos seis anos, estudantes do município conquistaram 120 premiações em Olimpíadas Nacionais. Na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, quatro estudantes de Cocal dos Alves conquistaram medalha de ouro. Um desempenho que superou 11 estados brasileiros, se tornando um fenômeno quando se fala de educação.

Em Cocal dos Alves, a missão do professor Antônio Amaral contaminou os outros professores que estão cada vez mais envolvidos, que possibilitou a aprovação de mais de 70% dos alunos nos vestibulares e não é só para Matemática.

Autor: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário